sábado, 16 de abril de 2011

Brad Cohen, Sendo o Professor Que Nunca Teve

“Sempre me senti diferente e incompreendido. Poucos entendiam a real razão por eu fazer o que fazia, e isso me deixava triste, solitário e sem amigos... Mas tinha uma missão em mente: ajudar todos a não se sentirem da mesma forma.”


Brad Cohen nasceu com uma síndrome chamada Tourette, isto é, uma desordem caracterizada por tiques, espasmos ou vocalizações que ocorrem repetidamente.
Quando criança, seus pais se divorciaram, o que o fez fazer barulhos e ter espasmos musculares constantemente durante horas, até chegar ao ponto de uma amiga da família sugerir um exorcismo. Por sorte, sua mãe sempre compreendeu que seu filho não fazia isso por brincadeira ou para chamar a atenção, estando sempre ao seu lado, diferentemente das outras pessoas.
Uma vez seu professor da quinta série o obrigou a andar na frente da turma e se desculpar por todos os tiques e barulhos que fazia, e prometer que não faria de novo. “Eu sempre me senti a criança deixada de lado. Eu precisava de suporte e aceitação dos meus professores e não recebia isso. Daquele dia em diante eu sabia que eu queria ser um professor. Um que poderia oferecer o suporte e estar presente para cada criança”, conta Cohen. Aos 12 anos, sua mãe o diagnosticou com a Síndrome de Tourette através de pesquisa própria, e o levou para uma reunião de um grupo de suporte a pessoas com Tourette.
Depois de formado no ensino médio, ele foi estudar na Bradley University, onde se graduou com méritos em educação primária e se mudou para Atlanta e se inscreveu em inúmeras vagas de professor e foi rejeitado 24 vezes, antes de ser contratado pela Mountain View Elementary School. No primeiro dia de aula, explicou aos alunos sobre suas condições e foi plenamente aceito por todos, ganhando sua amizade e afeição. Houve apenas um caso de um pai retirando seu filho da escola, mas pedindo para rematriculá-lo semanas depois na turma do professor Cohen.
Em 1997, ele foi condecorado com o prêmio de professor do ano e escreveu
o livro “Front of the Class: How Tourette Syndrome Made Me the Teacher I Never Had”, que recebeu o prêmio de melhor livro educacional do ano e foi retratado no cinema com o nome “Front of the Class” (O Líder da Classe).
Hoje, Brad é supervisor da escola, podendo observar se outros professores estão dando o devido respeito aos alunos, e dá palestras sobre a Síndrome de Tourette.


11 comentários:

  1. Eu tbem amei o filme.E pelo que acabei de ler, retrata bem a historia da vida dele.

    ResponderExcluir
  2. Muita emoção deveria ser visto por todos profissionais.

    ResponderExcluir
  3. Filme maravilhoso por um homem digno de admiração e respeito.

    ResponderExcluir
  4. O filme retratou muito bem a vida dele, chorei horrores com esse filme,realmente deveria ser visto por muitas pessoas para aprenderem um pouco a lidar com o próximo e com suas diferenças.

    ResponderExcluir
  5. O filme retratou muito bem a vida dele, chorei horrores com esse filme,realmente deveria ser visto por muitas pessoas para aprenderem um pouco a lidar com o próximo e com suas diferenças.

    ResponderExcluir
  6. Amei o filme que relata a vida de Brad Cohen
    Eu estava procurando um filme que me agradasse e quando eu o encontrei vi que era filme perfeitamente como eu procurava

    ResponderExcluir
  7. Amei o filme que relata a vida de Brad Cohen
    Eu estava procurando um filme que me agradasse e quando eu o encontrei vi que era filme perfeitamente como eu procurava

    ResponderExcluir
  8. Lindo mesmo uma verdadeira lição de vida para todos nós de superação.

    ResponderExcluir
  9. Uauu!!!
    Assisti o filme e amei.
    Ele foi muito persistente, inspirador.
    Sofri muito bullying durante minha infância e adolescência, sofri por falta de compreensão dos professores, até do diretor, uma uma experiência muito triste e desafiador.
    Não tinha apoio fui muito excluída, e fiquei depressiva com 10 anos. Os pais separados também.
    VENCI. E Brad Cohen também venceu e se tornou grande inspiração.

    ResponderExcluir
  10. Filme maravilhoso e mais inspirador ainda por se tratar de uma história real!!!

    ResponderExcluir